Foto Cleiton Thiele/Serra Press

Começou na noite de ontem, quinta-feira, dia 16 de abril, a 25ª edição da Festa da Colônia de Gramado. Até o dia 3 de maio, o evento celebrará os 100 anos de fundação do município destacando a influência das culturas alemã, italiana e portuguesa ao longo da história. A programação da Festa, organizada pela Gramadotur, autarquia municipal que realiza os principais eventos públicos de Gramado, ocorrerá principalmente no Centro de Eventos Expogramado e contará com desfiles temáticos, apresentações de bandas e grupos de dança, jogos, exposição de produtos artesanais, degustação de comidas, doces e bebidas típicas.

Na abertura oficial do evento, o presidente da Gramadotur, João Pedro Till, ressaltou a importância que a Festa possui para a cidade. “A Festa da Colônia é um momento de muita alegria, pois a equipe da Gramadotur não mediu esforços para organizar uma das festas mais queridas de Gramado. É ali que turistas e a comunidade terão a oportunidade de conhecer a culinária e os produtos do interior de Gramado”, destaca.

Para o prefeito Nestor Tissot, a Festa da Colônia é um momento de celebração: “A cada edição, o evento fica melhor. A Festa está linda e desde o seu nascimento foi pensada para valorizar nossas comunidades do interior, que são as estrelas da Festa da Colônia. Hoje, a riqueza do interior de nossa cidade é imensa. Já são mais de 300 famílias vivendo do turismo rural, e essa abundância estará evidente nestes 18 dias de festa e alegria”.

O início da programação do evento contou ainda com a presença do vice-prefeito de Gramado, Luia Barbacovi; o presidente da Câmara de Vereadores, Jaime Schaumlöffel; o presidente da Festa da Colônia, Remi Arnold; a secretária adjunta de Turismo, Esportes e Lazer do Rio Grande do Sul, Gabriela Markus, que representou o governador do Estado, José Ivo Sartori; o deputado federal Sérgio Turra, que representou a Assembleia Legislativa do estado; rainha e princesas do evento, além de secretários municipais e membros do Conselho de Administração da Gramadotur.

Confira a programação deste fim de semana da 25ª Festa da Colônia:

Sexta-feira (17/04)

14h – Cozinha da Nonna, Abrindo o Baú e Brincadeiras da Colônia

14h às 14h30min – Grupo de Danças Folclóricas Alemã Só Alegria – CAIC

15 às 17h – Banda Tannenwall

17h30 às 19h- Musical Monte Azul

19h – Bochas

20h – Encontro das Rainhas e Princesas da Festa da Colônia – Palco Principal

20h às 20h30 – Coral Italiano Linha Bella

20h30 às 23h- Musical Monte Azul

Sábado (18/04)

9h – Bochas e Canastra