Educavídeo inicia as atividades de 2015
A Sala Plátano da Expogramado sediou na última quarta-feira (20) a cerimônia de abertura da edição deste ano do projeto Educavídeo. A iniciativa da Gramadotur em conjunto com a Secretaria de Educação tem como objetivo fomentar a cultura cinematográfica em Gramado aproximando estudantes e professores das escolas municipais das técnicas e prática de cinema e da produção audiovisual.
Os encontros ocorrem na Expogramado todas as quartas-feiras com turmas nos turnos da tarde e a noite. O projeto busca promover o acesso dos jovens a área cinematográfica através de aulas teóricas e práticas que promovem a criação, edição e produção, gerando mercado de trabalho e renda com a formação de novos talentos.
Para o presidente da Gramadotur, João Pedro Till, o projeto reforça o papel da autarquia na promoção cultural junto à comunidade e destacou a integração dos alunos no Festival de Cinema: “Gramado é reconhecida no Brasil e no exterior por sediar o Festival de Cinema, um dos principais eventos da área, e o Educavídeo nasceu para reforçar ainda mais esta cultura no munícipio integrando a comunidade e gerando oportunidade para os estudantes do município”. Na oportunidade, o presidente da autarquia informou que na abertura do festival de cinema, os alunos que participam do projeto terão um espaço especial na rua coberta para que sejam saudados e tenham contato direto com os grandes nomes que farão parte do evento.
O vice-prefeito Luia Barbacovi, que estava como prefeito em exercício no evento, enalteceu a importância do Educavídeo: “É um grande orgulho para Gramado ter um projeto deste nível. A Prefeitura buscou incentivar desde o início essa inciativa que vai gerar grandes resultados para o munícipio. Com o envolvimento cada vez maior de comunidade, a expectativa é que daqui alguns anos o Festival de Cinema possa contar com filmes produzidos pelos alunos que participam do projeto”.
A cerimônia contou ainda com as presenças das secretárias de Educação, Julita Andreis, e de Cultura, Michele Scariot, além da comunidade e de participantes do projeto.