Gabriel Oliveira de Paula Costa_crédito Divulgação Gramadotur

A descoberta de novos talentos na Serra Gaúcha é um dos principais objetivos do Programa de Artes Pedro Henrique Benetti. Mantido pela Gramadotur, autarquia municipal responsável pelos eventos públicos de Gramado, o Programa envolve anualmente mais de 400 crianças, jovens e adultos que buscam qualificação artística. A iniciativa já tem apresentado resultados. O aluno Gabriel Oliveira de Paula Costa, de 21 anos, foi selecionado para a Escola Nacional de Circo da Fundação Nacional de Artes (Funarte), no Rio de Janeiro.

Gabriel ficou em primeiro lugar no processo seletivo, concorrendo com cerca de 270 pessoas do Brasil e do exterior, no curso de nível técnico em artes circenses. Primeiro do gênero a ser reconhecido pelo Ministério da Educação, o curso oferece 60 vagas com bolsa mensal de R$ 2,5 mil para cada aluno contemplado e tem duração de dois anos, com o início das aulas previsto para este mês.

Vindo de Rio Grande há um ano para as audições do Natal Luz, Gabriel aprimorou e treinou suas habilidades no Programa de Artes e agora espera desenvolvê-las ainda mais na Escola Nacional de Circo. “Estou muito satisfeito com essa conquista, sendo o único do Rio Grande do Sul a ser classificado. Será uma nova etapa com novidades e novos caminhos e pretendo batalhar para apoiar a arte do circo. Agradeço aos amigos e pessoas que me apoiaram e me motivaram para passar por esse processo”, comemora Gabriel.

Para o presidente da Gramadotur, João Pedro Till, é um momento especial para o Programa de Artes. “A conquista do Gabriel é um grande estímulo para todos os envolvidos e demonstra que o trabalho desenvolvido com muito carinho e dedicação está no caminho certo. Tomara que esse seja o primeiro de muitos talentos descobertos na Serra Gaúcha”, ressalta João Pedro.